Encontre respostas para nossas perguntas mais comuns.
Enviar dinheiro através de um agente
- Encontre uma agência Localize o agente MoneyGram mais próximo de você.
- Prepare-se antes de visitar o agente mais próximo: Tenha em mãos as seguintes informações:
- Para todos os tipos de envio:
- Seu documento de identificaçãopessoal. Confira aqui os documentos solicitados de acordo com o seu perfil*
- Quais são os documentos serão solicitados?
- Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
- Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
- Estrangeiros de outros países: Passaporte.
- O nome completo do destinatário, acompanhado pelo número do documento de identificação e a localização do mesmo
- A quantidade que deseja enviar, mais taxas
- Seu documento de identificaçãopessoal. Confira aqui os documentos solicitados de acordo com o seu perfil*
- Conclua a transação Quando aplicável, preencha um formulário de envio. Entregue ao agente o formulário preenchido com os devidos recursos (incluindo eventuais taxas transacionais)
- Notifique o destinatário Guarde o recibo e compartilhe com o destinatário o número de referência de 8 dígitos que permite a retirada dos recursos
Quais são os documentos serão solicitados?
- Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
- Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
- Estrangeiros de outros países: Passaporte.
1 Observe que, ao preencher o formulário de transferência, o nome do destinatário no formulário deve corresponder exatamente ao nome no documento de identificação apresentado no momento de retirar a transferência. Por exemplo, John D. Smith NÃO é a mesma coisa que John David Smith.
A MoneyGram está disponível em mais de 350.000 pontos de atendimento em todo o mundo. Para encontrar o agente mais próximo, utilize a nossa ferramenta de localização de agentes MoneyGram.
As taxas da MoneyGram variam de acordo com as unidades de envio e recebimento de recursos, bem como com a quantidade enviada. Utilize a nossa ferramenta de estimativa de custos Para calcular o valor de sua transação.
€7.692). Utilize a ferramenta ferramenta de estimativa de custos MoneyGram para simular o custo de sua transação. *Peça informações detalhadas ao seu agente local MoneyGram sobre processos e procedimentos.
1Os requisitos variam conforme o país. Também podem aplicar-se limites máximos de envio ou recebimento de dinheiro de acordo com as leis e regulamentações locais.
Você pode pagar por suas transferências apenas com moeda em espécie (dinheiro).
Geralmente o dinheiro fica disponível para recebimento em poucos minutos* depois da realização da operação de envio de dinheiro. 1Sujeito aos horários de funcionamento do agente local, considerando feriados, leis e regulamentações locais.
A MoneyGram oferece várias unidades monetárias para envio e recebimento de dinheiro.
Você pode escolher a unidade monetária em que pretende enviar a transferência de dinheiro, assim como escolher a unidade monetária que será paga à pessoa que irá receber o valor transferido.
Confira as opções de unidades monetárias em nossa ferramenta de estimativa de custos. Sempre peça informações detalhadas ao seu agente MoneyGram sobre as opções de unidades monetárias disponíveis para a sua transação.
no momento do fechamento de sua transação.
Confira as opções de unidades monetárias em nossa ferramenta de estimativa de custos
Utilize a nossa ferramenta de estimativa de custos para verificar se o país ao qual você está enviando dinheiro permite o recebimento de recursos em mais de uma moeda.
- Certifique-se de que a pessoa tenha em mãos o Número de Referência/Confirmação correto. 1
- fique se o seu Destinatário possui um documento de identificação válido com foto (ID) e se o nome do documento corresponde ao nome fornecido ao enviar o dinheiro. 1
1Observe que o nome no registro de transferência deve corresponder exatamente ao nome que consta no seu documento de identificação oficial.
2 Os requisitos podem variar de acordo com o país e o agente. Pergunte ao seu agente local da MoneyGram para obter mais detalhes sobre seus processos e procedimentos. Para obter mais ajuda, entre em contato conosco ou ligue para 1-800-666-3947.
Receber dinheiro num agente
Documento de identificação pessoal com foto. 1
- Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
- Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
- Estrangeiros de outros países: Passaporte.
- Número de referência - solicite o número de referência à pessoa que lhe enviou a transferência de dinheiro 2
1 Observe que o nome no registro de transferência, informado pela pessoa que lhe enviou a transferência, deve corresponder exatamente ao nome que consta no seu documento de identificação oficial. 2 Os requisitos variam de acordo com o país, portanto, pergunte ao seu agente local MoneyGram para obter mais detalhes sobre seus processos e procedimentos.
A MoneyGram está disponível em mais de 350.000 pontos de atendimento em todo o mundo. Para encontrar o agente mais próximo, utilize a nossa ferramenta de localização de agentes MoneyGram.
- Solicite o número de referência associado à sua transferência. A pessoa que está lhe enviando a transferência de dinheiro é quem possui o número de referência.
- Visite uma agência da MoneyGram. Lembre-se de trazer consigo seu número de referência e um documento de identificação pessoal válido*.
- Preencha o formulário de recebimento na agência e entregue-o ao agente da MoneyGram para receber seu dinheiro.
Pode ser necessário fornecer sua identificação pessoal+, normalmente um ou mais dos seguintes itens:
- Passaporte
- Carteira de habilitação
- Carteira de identidade nacional, ou
- Identificação oficial emitida pelo governo
Você também pode ser obrigado a fornecer um comprovante de residência.
Pergunte ao seu agente local MoneyGram sobre as formas de identificação aceitáveis, bem como sobre detalhes acerca de seus processos e procedimentos.
Os requisitos variam de acordo com o país e o agente. Entre em contato com seu agente local MoneyGram previamente para obter informações sobre seus processos e procedimentos.
*Confira aqui os documentos solicitados de acordo com o seu perfil
Quais são os documentos serão solicitados?
- Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
- Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
- Estrangeiros de outros países: Passaporte.
O dinheiro normalmente é disponibilizado para retirada poucos minutos após o envio com sucesso da transferência, independentemente da forma de pagamento utilizada.
1Sujeito ao horário de funcionamento do agente e aos requisitos de conformidade.
O que é Phishing?
Phishing é um tipo de fraude on-line projetado para roubar informações pessoais, como:
- Nome de usuário
- Senhas
- Informações de cartão de crédito, ou
- Perguntas e respostas secretas
Geralmente, o phishing é realizado através de email e a mensagem está dissimulada como sendo um email legítimo da MoneyGram. Os links nestes emails encaminham para um website falso que parece o site online legítimo da MoneyGram. O melhor é não clicar nestes links destes emails.
Fique atento aos modelos abaixo que se enquadram como Phishing ou Fraude Online:
- Link em um website pedindo para confirmar as suas informações de conta bancária, números do seu cartão de crédito, dados pessoais e palavras-chave;
- Ameaças indicando que a sua conta bancária será encerrada caso você não confirme as informações de sua conta.
Recomendamos nunca clicar em links fornecidos por email. Se precisar, escreva o endereço do website diretamente no browser de seu navegador de internet.
A melhor forma para evitar o Phishing (ou Fraude Online) é saber quais são as modalidades de fraudes mais comuns. Sempre leia com atenção as mensagens dos emails que você recebe:
- E-mails em Inglês: Erros ortográficos
- Geralmente, o inglês é a segunda língua dos phishers, por isso os erros ortográficos e de gramática na língua inglesa são bons indicadores, esteja atento.
Links falsos
- Sempre eque precisar, escreva o endereço do website diretamente no browser em seu navegador de internet, não clique em links de emails desconhecidos.
- Oferta super vantajosa (boa demais para ser verdade)
Sempre esteja atento a ofertas e promoções antes de realizar suas transações
Se você suspeitar que recebeu um email de phishing em nome da MoneyGram, fale conosco via email ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente MoneyGram: 0800 892 0540.
Consciencialização de situações de fraude do consumidor
Não. A MoneyGram NUNCA envia emails solicitando suas informações pessoais ou financeiras.
Se receber um email suspeito como sendo da MoneyGram, reporte o ocorrido para que possamos investigar. Além disso, se as suas informações financeiras estiverem comprometidas, recomendamos que contate imediatamente a sua instituição financeira
Brasileiros e estrangeiros (residentes e não residentes), maiores de 18 anos.
Para receber dinheiro serão necessários os documentos e informações solicitadas de acordo com o seu perfil.
Para colaborar ainda mais com a sua proteção, mantenha em caráter confidencial todas as informações sobre suas transferências de dinheiro e certifique-se de que conheça bem as pessoas a quem está enviando dinheiro.
Se suspeitar que você e a pessoa para quem enviou uma transferência de dinheiro foram vítimas de fraude, reporte a fraude para o endereço fraud@moneygram.com.
Você também pode falar com nossa equipe do Serviço de Atendimento ao Cliente MoneyGram: 0800 892 0540
Para obter mais informações, consulte as nossas páginas de protecção do consumidor ou visite o nosso site Prevenção Contra Fraude ao Consumidorprotecção do consumidor
Precisa de Assistência? Fale conosco via email ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente MoneyGram: 0800 892 05